segunda-feira, 14 de maio de 2012

Harpia (Gavião-Real)

H. harpyja
Harpia
(Harpia harpyja)

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
       Falconiformes
Família: Accipitridae
Gênero: Harpia
Espécie: H. harpyja
Estado de Conservação: Quase ameaçada de extinção

Também Conhecida Como: - Gavião-Real
                       - Gavião-de-Penacho
                       - Uiruuetê
                       - Uiraçu
                       - Uraçu
                       - Cutucurim
                       - Uiraçu-Verdadeiro

Descrição:

A Harpia é a mais pesada e uma das maiores aves de rapina do mundo.
Harpia Voando
Esta ave possui asas bastante largas e redondas, pernas um tanto quanto curtas e grossas, possui dedos extremamente fortes - maiores que os de um urso-pardo - como garras enormes capazes de levantar um carneiro no ar. Possui a cabeça cinza; papo, nuca,  parte superior da cauda e exterior das asas, negros; e peito, barriga, parte inferior da cauda e interior das asas brancas, sendo as duas ultimas com listras pretas. Tem altura média de 60 (machos) e 90cm (fêmeas), envergadura de 2 a 2,5m, pesando entre 4 e 5,5kg (machos) e entre 6 e 9kg (fêmeas).


Habitat:


Esta espécie habita grandes florestas preservadas (principalmente florestas tropicais), tendo ocorrência do sul mexicano à Bolívia,  nordeste da Argentina e por todo o Brasil, sendo a maioria encontrada na região Amazônica. Vive nas copas de grandes arvores, onde constroem seus ninhos.






Hábitos:


Harpia predando quati
Possui assobio bastante alto e estridente. Suas investidas são curtas,rápidas e possantes. É extremamente forte fisicamente sendo capaz de erguer um carneiro. Voa alternado batidas rápidas de asas com planeio. Em horas quentes do dia, tem o costume de voar em círculos sobre florestas e campos. Conservam energia empoleiradas  vendo, ouvindo,enfim, vigiando atentamente a área a seu redor por longos períodos de tempo. As fêmeas, por serem maiores, caçam presas mais pesadas e maiores do que os machos, mais rápidos e ágeis. Quando as presas são grandes, costumam consumi-las parcialmente até poderem ser transportadas para seus ninhos.


Alimentação:

Sua alimentação é constituída basicamente por animais de médio e pequeno porte como: macacos, preguiças, aves, filhotes de veados etc. Caçam no mínimo 19 espécies de animais, sendo a maioria arborícula. As Harpias estão no topo da cadeia alimentar, ou seja, não possui predadores a não ser o homem).

Reprodução:

Harpia e seu filhote

Casal de harpias
As harpias, como as águias em geral, são monogâmicas, ou seja, unem-se com apenas um companheiro por toda a vida. A época de reprodução ocorre de junho a novembro. O ninho, construído pelo casal em árvores muito altas, geralmente as mais altas da área, é perene (permanente) e refeito a cada período de reprodução, que ocorre geralmente de dois a dois anos. A fêmea bota um ou dois           ovos e período de encubação dura cerca de 2 meses, sobrevivendo apenas um filhote (geralmente o mais velho), pois um mata o outro logo nos primeiros dias de vida. O filhote testa suas asas geralmente no 6° mês de vida, no entanto, permanece sob os cuidados dos pais por mais  6 a 10 meses. Atingem a maturidade no 4° ou 5° ano de vida, podendo retornar ao ninho e que nasceu.

Outras Imagens: